top of page

Ronco em crianças e adultos

23 de abr de 2024

3 min de leitura



Dormir bem interfere diretamente na saúde e na qualidade de vida. Porém, quando percebemos ronco frequente, pode ser sinal de obstrução nasal.


O nariz é o primeiro limite anatômico da via aérea superior, quando está obstruído ocorre o ronco e a apneia obstrutiva do sono, que são considerados distúrbios respiratórios do sono e necessitam de tratamento especializado.


Nas crianças 

O ronco infantil pode ser ocasionado por vários fatores, e o principal deles é a obstrução nasal, mais conhecida como nariz trancado. Como o tratamento depende da causa, é preciso tratar com medicamentos a doença que ocasionou o problema.


Outro problema comum que leva ao ronco infantil é a adenoide. A adenoide é o aumento de um tecido atrás do nariz, que pode atrapalhar a função da tuba auditiva, canal responsável por levar ar aos ouvidos.


Existem também os casos de crianças que roncam por estarem em um processo de doença respiratória aguda, como amidalite ou rinite alérgica não tratada. Tanto as amígdalas quanto a adenoide, quando aumentadas, podem acumular bactérias e causar infecções recorrentes de nariz, ouvido e garganta, além de obstruir a passagem de ar.


O cansaço e a obesidade infantil são outras causas possíveis, pois a musculatura fica mais frouxa e acaba dificultando a respiração. No caso do excesso de peso, a gordura acumulada em volta do pescoço também atrapalha a respiração. Outros motivos que podem levar ao ronco é o uso excessivo de chupetas e mamadeiras. Isso porque os bicos podem alterar a arcada bucal das crianças.


O ronco, quando não tratado, pode comprometer a saúde da criança no futuro. O sistema respiratório da criança está em desenvolvimento e o ronco prolongado, assim como suas causas, podem ocasionar sequelas permanentes.


Crianças sem tratamento adequado podem apresentar alteração do ciclo de sono, sonolência diurna, agitação, deficit de atenção, hiperatividade, alteração de rendimento escolar e irritabilidade. Há estudos que mostram que a criança que ronca pode sofrer até mesmo alterações no crescimento, já que a oxigenação dos tecidos é prejudicada, em especial quando ela tem apneia. 


Além disso, a obstrução nasal faz com que a criança respire pela boca. Isso promove uma grande mudança no padrão de crescimento facial e dentário, alterações de mordida, de posicionamento lingual e até de dicção das palavras.


O diagnóstico do ronco infantil deve ser feito por um otorrinolaringologista. Além da análise dos sintomas, o médico pode solicitar uma polissonografia, que examina o que acontece no corpo da criança enquanto ela dorme (oxigenação do sangue, atividade do cérebro, posições, respiração). Ele diagnostica com precisão as causas da apneia.


Nos adultos

O ronco em adultos, na maioria das vezes é causado pela obesidade ou sobrepeso. Também está associado à apneia obstrutiva do sono, uma doença crônica e evolutiva caracterizada pela obstrução total ou parcial das vias aéreas superiores (nariz e garganta), podendo ocorrer várias vezes durante uma noite de sono.


O problema pode acontecer em diferentes graus, podendo comprometer a qualidade do sono e gerar inúmeras repercussões negativas na saúde.


Na apneia ocorre a interrupção completa do fluxo de ar nas vias aéreas superiores com duração de pelo menos dez segundos, impedindo que o ar inspirado chegue aos pulmões.


O Ronco, por sua vez, é o som característico gerado pela vibração das estruturas da garganta, devido a passagem do ar inspirado. Quando não é acompanhado de apnéia (parada na respiração), o chamamos de Ronco Primário.


O diagnóstico da apneia obstrutiva do sono é feito pelo otorrinolaringologista baseado na história clínica, e principalmente, através do exame de polissonografia.


Tratamento

O tratamento para ronco é individualizado para cada paciente e baseia-se em medidas comportamentais, tratamento cirúrgico, uso de dispositivos como o CPAP e aparelhos intra-orais.


A cirurgia mais empregada é a uvulopalatofaringoplastia modificada sendo realizada na garganta em pacientes elegíveis ao procedimento. A cirurgia para a correção de desvio de septo nasal (septoplastia), assim como a adenoidectomia (cirurgia para carne esponjosa) também podem ser consideradas no tratamento da apneia obstrutiva do sono.


Se você ou seu filho roncam, busque ajuda. A Dra. Maiana é Otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono. Agende a consulta pelo telefone (51) 3407-4959 e Whatsapp (51) 99177-4152 (Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS)

Related Posts

Endereços

Otorrino MV - Hospital Moinhos de Vento

Rua Ramiro Barcelos, 910, sala 606 

Moinhos de Vento, Porto Alegre/RS

Clínica Aliance - MedPlex Santana - Torre Sul

Rua Gomes Jardim, 301, sala 614

Santana, Porto Alegre/RS

Agendamentos

Otorrino MV:

Telefone (51) 3407-4959

Whatsapp (51) 99177-4152

Clínica Aliance

Telefone (51) 3377 1920

Whatsapp (51) 99743 8559

logo-maiana-zanchetta-scherer4.png
  • Instagram

©Maiana Zanchetta Scherer Otorrinolaringologista CRM 38561 RQE 34850

bottom of page