Perda auditiva
A perda auditiva, apesar de ser mais comum em idosos, pode acontecer com qualquer pessoa, não importando idade, gênero, profissão ou estilo de vida. Estar atento à sua audição e buscar ajuda de um otorrinolaringologista é importante para recuperar a audição.
Um sintoma comum de perda auditiva é escutar os sons, mas não entender o que as pessoas estão falando. Há uma impressão de que os outros não estão se expressando claramente, gerando uma necessidade de se pedir frequentemente para que repitam o que já disseram.
Ainda é possível se sentir mais cansado, depois desses momentos de reunião social, já que o cérebro precisa fazer um esforço maior para entender o que os outros estão falando.
A perda auditiva pode ser causada por um tampão de cerume excessivo acumulado nos ouvidos, deixando os sons abafados. Mas também pode ser causada por outros motivos. Grande parte dos casos de perda auditiva se inicia com sons agudos. Dessa forma, é possível que os primeiros sintomas apresentados se relacionem com a dificuldade de entender vozes de mulheres e de crianças, principalmente no telefone, que dificulta ainda mais a comunicação.
Outros sons agudos, como aqueles emitidos pelos pássaros, grilos e até por alguns equipamentos domésticos, como o microondas, também podem se tornar mais difíceis de ouvir.
O zumbido no ouvido sem qualquer estímulo sonoro real externo é outro sintoma bem comum na perda auditiva, embora também possa indicar outros tipos de problemas na saúde auditiva, como o som de cliques ou chiados. Normalmente, esse sinal é o mais perceptível da perda auditiva, além de ser um dos mais incômodos.
Pessoas com problemas auditivos tendem a aumentar o volume do celular, televisão e rádio. Isso acontece porque, normalmente, o áudio emitido nesses equipamentos apresenta vozes, ruídos e efeitos sonoros ao mesmo tempo, dificultando a compreensão.
Caso você tenha notado alguns desses sinais, é fundamental que procure a ajuda de um otorrinolaringologista para fazer um diagnóstico e, se for o caso, iniciar o tratamento adequado.
Ao contrário do que muitos pensam, hoje, já há soluções para quase todos os tipos de surdez, por meio de aparelhos auditivos, cirurgia para colocação de próteses e implantes.