Adenoidectomia
A adenoidectomia é a cirurgia de retirada das adenoides. Está indicada somente em alguns casos, que devem ser avaliados pelo otorrinolaringologista.
A adenoide é um conjunto de tecidos linfáticos que estão localizados na região entre a garganta e o nariz e é responsável por reconhecer vírus e bactérias e produzir anticorpos, protegendo o organismo. No entanto, as adenóides podem crescer muito, ficando inchadas e inflamadas e causando sintomas como roncos e dificuldade para respirar, além de obstruir a comunicação entre nariz e ouvido, levando a otites crônicas.
Quando a adenoidectomia é indicada?
A cirurgia de adenoide é indicada quando o paciente possui adenoides grandes ou hipertrofiadas causando obstrução nasal persistente, infecções no ouvido, nariz ou garganta recorrentes, como rinite, otite e sinusite ou apneia obstrutiva do sono.
É realizada pelo otorrinolaringologista, com anestesia geral, para a remoção total ou parcial das adenoides, e a recuperação geralmente dura 2 semanas, sendo importante que o paciente fique de repouso durante esse período, evite locais com grande concentração de pessoas e faça uso dos remédios indicados pelo médico.
A cirurgia de adenoide é indicada nas seguintes situações:
-
Obstrução nasal persistente
-
Dificuldade para respirar ou respiração pela boca
-
Apneia obstrutiva do sono
-
Roncos noturnos
-
Dificuldade para engolir e se alimentar
-
Alterações no desenvolvimento da fala em crianças
-
Infecções no ouvido, nariz e garganta recorrentes
-
Perda da audição ou olfato
A cirurgia de adenoide geralmente é feita a partir dos 4 anos, mas nos casos mais graves, como apneia obstrutiva do sono, em que há parada da respiração durante o sono, o médico pode sugerir a cirurgia antes dessa idade.