Cirurgia funcional nasal
A cirurgia funcional nasal está indicada para corrigir desvio de septo, e deformidade em cornetos e seios da face. Consiste em resolver distúrbios respiratórios ocasionados por problemas no nariz. Tem como objetivo melhorar a qualidade respiratória do paciente.
É indicada quando a deformidade provoca algum problema, como nariz trancado, sinusites e dores de cabeça. A cirurgia também pode ser usada no tratamento de ronco e apneia obstrutiva do sono.
Em geral, esta cirurgia é feita após os 16 anos de idade, quando os septos param de crescer. A necessidade ou não de uma intervenção depende da avaliação do otorrinolaringologista.
Ela é feita com anestesia geral e dura em média 2 horas. O paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte. É um procedimento simples que não costuma apresentar complicações graves, mas, como toda cirurgia, exige alguns cuidados especiais.
Depois da cirurgia de desvio de septo, pode ser colocado um splint nasal (placa de silicone) no nariz de forma a posicionar as estruturas de maneira correta durante a cicatrização. Quando há sangramento intenso durante o procedimento, pode ser necessário também um tampão nasal (curativo compressivo em forma de esponja).
Por isso, nos primeiros dias após a intervenção, é comum sentir um pouco de enjoo, dor, desconforto e até mesmo obstrução para respirar. Pequenos sangramentos e eliminação de crostas de sangue também podem acontecer – daí a importância da lavagem nasal.
No entanto, após uma semana, o splint e o tampão são retirados pelo médico na consulta de revisão.