
Congestão nasal
23 de abr de 2024
2 min de leitura

A congestão nasal é causada por inúmeros fatores, tanto externos como poeira e mudança de temperatura, quanto por uma patologia, como a rinite.
Quem convive com a congestão nasal diariamente ou por longos períodos, pode ter dificuldades para respirar, dormir e fazer atividade física, afetando na qualidade de vida.
Quando o nariz trancado passa a ser um problema frequente, é preciso investigar as causas, a fim de minimizar os efeitos, que podem ser irreversíveis. Por exemplo, crianças com congestão nasal crônica acabam desenvolvendo respiração bucal, que afeta o desenvolvimento da arcada dentária e dos ossos da face.
Quando a congestão nasal durar mais de duas semanas ou vier acompanhada de outros sintomas, como apneia obstrutiva do sono, dor de cabeça constante, dor de garganta, dificuldade para engolir e febre, é necessário buscar atendimento de um médico otorrinolaringologista.
Causas
A congestão nasal é causada, principalmente, por processos infecciosos, sejam eles virais ou bacterianos, que geralmente ocorrem em decorrência de resfriado, gripe ou sinusite; ou pela presença de agente irritante, como poeira, mofo ou fumaça. Nesses casos, a condição é passageira, e a respiração volta ao normal após alguns dias.
Os casos persistentes de congestão nasal podem estar relacionados a alergias, rinite alérgica, desvio de septo, pólipos ou tumores. Em crianças, as causas mais comuns de obstrução nasal são a rinite alérgica e adenoides.
Tratamentos
A congestão nasal não é considerada uma doença e sim um sintoma de algum distúrbio
nas vias aéreas superiores. Desse modo, é importante ir ao otorrinolaringologista para descobrir a causa do problema e tratá-lo corretamente. Existem medicamentos para tratar inflamações na mucosa nasal, como anti-histamínicos (antialérgicos), e anti-inflamatórios.
Em quais casos a cirurgia é indicada?
O médico otorrinolaringologista deve avaliar cada caso e considerar a cirurgia quando a obstrução nasal for persistente. O exame clínico otorrinolaringológico completo, polissonografia e os exames de imagem são importantes tanto para a indicação, quanto para o planejamento da cirurgia. Hoje, os procedimentos são minimamente invasivos, realizados pela cirurgia por videoendoscopia.
Sintomas de nariz trancado podem ser resolvidos com a ajuda de um Otorrinolaringologista. A Dra. Maiana atende crianças e adultos. Agende a consulta pelo telefone (51) 3407-4959 e Whatsapp (51) 99177-4152 (Hospital Moinhos de Vento – Porto Alegre/RS)

